
A palavra escrita é o instrumento mais eficiente para transmissão, expressão e fixação de uma cultura, bem como dos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade. Isto porque a leitura é o meio mais importante para a aquisição de saberes e um instrumento básico para todo o sistema educativo.
As modernas técnicas pedagógicas enfatizam também a importância de vincular os textos didáticos à realidade sócio-cultural do aluno, como meio de estimular a aprendizagem e o gosto pela leitura.
Acreditava-se que a chegada dos meios eletrônicos iria substituir os livros. Não podemos negar que essa foi a primeira impressão. Hoje já não podemos pensar assim, pois a Internet veio para dinamizar e disseminar o grande número de informações que hoje circula em todo o mundo, sendo a grande aliada nas aulas e pesquisas escolares.
A rapidez com que as informações propagadas pelos meios eletrônicos nos atingem leva-nos a pensar e crer, muitas vezes, que a leitura é desnecessária ou uma perda de tempo. Tudo acontece muito rápido e a cultura de massa vai a cada dia ocupando o espaço que deveria ser destinado à leitura de bons livros. O prazer de ler começa no momento em que a família transforma essa atividade livre.
É importante lembrar que a leitura deve começar cedo. Ensinar o gosto pela leitura em casa é tornar os filhos mais inteligentes, perspicazes e criativos. Pois ler é um processo de identificação onde a individualidade do leitor determinará o interesse e o gosto pela leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário